Caros visitantes,

espero que vocês divirtam-se muito lendo minhas palavras. Peço, porém, por ser esse um trabalho independente, que não republiquem meus textos - inteiros, partes, frases, versos - sem minha expressa autorização. A pena para crime de plágio é dura, além de ser algo bastante humilhante para quem é processado. Tenho certeza que não terei problemas com relação a isso, mas é sempre bom lembrar!

Protected by Copyscape Online Copyright Search

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Confissões de um Escritor (2)


       A noite hoje está fria. Meio fria, digamos. O nosso conceito de frio é bem diferente de uns lugares que eu andei visitando. Nós não temos muita noção do que é frio e eles sequer imaginam o que é calor. Enfim, está fria. Fiz, então, o meu ritual de noites frias (e até as não frias, também conhecidas como quentes). Coloquei a água para esquentar e fui escolher meu chá. Eu gosto de escrever bebericando alguma coisa leve, como diria Caio Fernando Abreu. 
    Chá é sempre uma opção, simples, rápido e fácil; isso quando eu não invento de fazer o chá da forma antiga, claro. Tenho então que pegar a erva e/ou mistura de ervas de um pacote de plástico e colocá-la em um objeto de metal ou alumínio que a faz a mesma função do saquinho dos outros chás, serve para evitar que a erva misture com a água. Evitaria, se funcionasse. Temos dois aqui em casa: um deles parece um ovinho e o outro é uma casinha muito bonita. O primeiro funciona, mas a casinha é um desastre. Eu coloquei chá nela outro dia e a erva escapou toda pelo telhado. Lindo, mas inútil. A chaleira chiou, a água ferveu, eu coloquei o açúcar e o saquinho e o chá está agora olhando para mim como quem diz, sensual: “E aí? Vai me beber?”. Juro. E tem dias que eu escrevo bebendo whisky. Eles são mais raros, mas acontecem. 
      Estou sentado olhando para a tela do computador enquanto digito e também olhando para a caixa de disquetes ao meu lado (sim! Disquetes!) que tenho que olhar um por um para saber se não estou perdendo algo importantíssimo para a humanidade. Eu ia jogar a caixinha fora direto, mas uma etiqueta me parou: “Usados”. Fiquei intrigado e agora vou olhar todos para saber seus dignos conteúdos. Mas não agora. 
Enquanto crio coragem, pensei em mais umas confissões que posso fazer. Há tempos que não me confesso, caros leitores, e vou fazê-lo aqui, como da outra vez. Sei que vocês se sentem mais leves ao lerem confissões e acabam também se confessando. Escolham os pecados mais interessantes, senão a minha caixa de comentários vai ficar completamente cheia. 

1. Palavras estranhas

   Eu sempre gostei de palavras, das mais variadas formas. Desde criança gostava de brincar de fazer versos. Fui colecionando minhas palavras favoritas ao longo da vida. Algumas são bonitas, mas muitas deles são estranhas e não tenho nenhuma explicação de porque gosto delas, só sei que gosto. Um exemplo disso é a palavra BLOCO. Sempre achei sonoro, potente e me achava um completo maluco de ficar pensando nisso. Gosto de palavras como força, garra, noite, que são palavras menos esdrúxulas, aliás, outra palavra que eu gosto. Gosto de arrefecimento. Palavras com B são minhas favoritas eu acho, vide Bloco, Bolo, Barro, masturBação. É, estranha palavra para se gostar, mas gosto. Das duas coisas. 

2. Medo de filmes de terror

    Não é medo exatamente. Eu sei que é um filme, eu sei que foi tudo ensaiado, eu sei que o sangue não é sangue e tudo isso, mas eu acho que eu me envolvo tanto na história (quando ela existe) que eu passo a fazer parte da coisa toda. Os sustos – mesmo os mais óbvios – quase sempre me pegam. Eu não tenho medo de filmes, eu sei que os monstros, caras malvadas, crianças endiabradas não vão sair da tela, mas fico tenso. Não só isso, fico tenso e continuo assistindo! 

3. Relação com a preguiça

    Minha relação com a preguiça é esquisitíssima. Eu não gosto muito de ficar parado e sou péssimo em relaxar. Acho que fico sempre pensando em alguma coisa, sonhando com outra, tentando fazer outra que relaxar é algo que eu não sei. Aquela coisa de não fazer nada, sabe? Simplesmente sentar e ouvir música ou ver televisão ou nem isso, ficar sentado olhando para o nada. Eu acho que estou perdendo tempo. Fico o ano inteiro pedindo por férias, reclamando que trabalho demais, que os alunos tem folga e eu não e bla bla bla. Aí entro de férias. Depois de quatro dias já quero minha rotina de novo. Eu gosto muito de dormir e de enrolar na cama, mas isso também me cansa. Eu acho que a rotina me incomoda, apesar dela ser necessário e o que é sempre igual é destruidor. Gosto de relaxar (tentar, ao menos), mas prefiro estar em atividade. 

4. Friends, David Bowie, Caetano...

     Adoro minhas paixões e pesquiso tudo o que posso sobre as coisas que eu gosto. Sei tudo sobre a vida do David Bowie, sei muito sobre o Caetano, sei frases e por vezes diálogos inteiros do Friends, canto todas as vozes do “The Phantom of the Opera”. Isso pode ser enlouquecedor para quem convive comigo. Tenho a sorte de ter gente a minha volta que gosta de saber detalhes ou que não se importa em me ouvir falar e falar, senão eu realmente estaria com problemas. 

5. Milhares de CDs e quero mais

    Tenho uma coleção gigante de CDs. É famosa, muita gente já pegou CDs meus emprestados, alguns inclusive não devolveram. Passei esses últimos dias organizando, passando de um lugar ao outro, conferindo caixinhas e se estavam todos em ordem alfabética e cronológica. No fim, depois de passar dias arrumando queria ouvir algo. Passei os olhos por todos os CDs e pensei: “não quero escutar nada disso”. Sou maluco. 

Confessem-se! 

2 comentários:

A Ex de Murphy disse...

Minha caixinha de confissões tá guardada há tanto tempo que eu devia ter vergonha ou fazer eu mesma um post só pra isso. Enfim...

Por hora só vou confessar que ainda tenho sérios problemas pra ler textos com fonte branca em fundo escuro. Por isso copio e colo descaradamente no Word. Mas só pra conseguir ler mesmo, não precisa me processar, ok?! =)

Isabelle disse...

1-Eu tbm nao sei relaxar.
2-Eu não escuto música. Quase nunca. Digo, sentar e colocar música, não faço. Primeiro porque quando eue stou fazendo alguma coisa eu não consigo me concentrar com música, e eu sempre estou fazendo alguma. Segundo porque eu nao tenho um dispositivo de ouvir música, então quando estou indo pros lugares ou fazendo exercício, eu nao tenho como ouvir música. Sabe, eu AMO música sim, posso me emocionar bastante com várias músicas, mas conheço bem pouco e nao ouço com frequencia.
3-eu sempre quis escrever, mas sou muito sucinta. quando sento pra escrever sai no máximo umas três frases bem bonitas. E só.
4-quando eu posso acordar a hora que eu quiser eu semrpe ponho o despertador pra no máximo 9 horas. Acordar depois disso pra mim é desperdício.
prontofalei