Caros visitantes,

espero que vocês divirtam-se muito lendo minhas palavras. Peço, porém, por ser esse um trabalho independente, que não republiquem meus textos - inteiros, partes, frases, versos - sem minha expressa autorização. A pena para crime de plágio é dura, além de ser algo bastante humilhante para quem é processado. Tenho certeza que não terei problemas com relação a isso, mas é sempre bom lembrar!

Protected by Copyscape Online Copyright Search

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cut The World

  Eu adoro as sensações que certas canções me provocam; muitas de alegria, de querer dançar e cantar junto, outras de admiração pela letra e/ou melodia e outras pelo conjunto da obra. Algumas canções, porém, são como facas afiadas e me dilaceram. São de tão extraordinária beleza que funcionam como cortes fundos e eu preciso de uns minutos até voltar à superfície dos meus pensamentos e à vida real. Várias canções deixam marcas e mudam vidas. E é disso que vou falar aqui. 

Semana passada foi lançada o novo single da banda Antony and the Johnsons, do fantástico Antony Hegarty, que é, na minha opinião, um dos maiores gênios da música atual. Suas músicas são cheias de pianos e vocais, coisa que eu gosto muito. Sua voz é - como a de Nina Simone - uma mistura de masculino com feminino e me emociona sempre. Por isso até tenho uma relação doce e amarga com seus discos, pois nutro grande admiração por eles, mas não posso ouvi-los com freqüência. Ele é também amigo de grandes como Björk, Rufus Wainwright e Lou Reed.

Para o clipe da música "Cut the World", que também dá nome ao cd, ele convidou Willem Dafoe, um dos atores mais prolíficos de todos os tempos, do qual também sou fã e Carice Van Houten, a feiticeira ruiva de Game of Thrones. Clipe intenso e fora do comum, como toda a obra de Antony e sua trupe. A famosa artista performática Marina Abramovic faz também uma ponta. Rola na internet uma discussão grande sobre os símbolos contidos nesse vídeo - feminismo, queda do patriarcado, sociedade liderada por mulheres - são alguns dos temas propostos.

A letra diz: 

Por tempo demais eu obedeci àquele decreto feminino 
Eu sempre controlei aquele seu desejo de me ferir
Mas quando eu irei me virar e cortar o mundo?

Quando eu irei me virar e cortar o mundo?
Meus olhos são corais absorvendo os seus sonhos

Minha pele é uma superfície para ser levada a extremos
Meu coração é um arquivo de cenas perigosas

Mas quando eu irei me virar e ferir o mundo?

Quando eu irei me virar e cortar o mundo?
Quando eu irei me virar e cortar o mundo?
Quando eu irei me virar e cortar o mundo?

Assista ao clipe aqui e me conte suas interpretações!

Um comentário:

Karina Mochetti disse...

Bem legal esse clipe e acho que todas as alternativas estão corretas. Representa tudo isso aí, mas eu prefiro avacalhar e definir como "Girl Power"!!! :P