Caros visitantes,

espero que vocês divirtam-se muito lendo minhas palavras. Peço, porém, por ser esse um trabalho independente, que não republiquem meus textos - inteiros, partes, frases, versos - sem minha expressa autorização. A pena para crime de plágio é dura, além de ser algo bastante humilhante para quem é processado. Tenho certeza que não terei problemas com relação a isso, mas é sempre bom lembrar!

Protected by Copyscape Online Copyright Search

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Plácido Domingo (Homenagem)

José Plácido Domingo Embil, ou simplesmente Plácido Domingo, completou 70 anos no último dia 21. É um dos maiores tenores da história. Ele certamente nunca deixa de me surpreender, sou um grande fã. (só para mostrar um pouco dessa "fanzice" - você sabia que Plácido é o tenor com o maior número de papéis em óperas? Sim! São 128!! Um número incrível!)

Essa ária é da ópera "Pagliacci", de Rugero Leoncavallo, e uma das minhas favoritas! Quem canta é Canio, um palhaço que faz o papel de marido traído e descobre, durante os ensaios, que é traído também na vida real.

Diz a letra:

"Recitar,
enquanto tomado pelo delírio
não sei mais aquilo que digo
e aquilo que faço.

Todavia é necessário. Esforça-te! Vai!
És tu talvez um homem?
Tu és Palhaço.

Veste a roupa
e faça a maquiagem no rosto.
O povo paga
e quer rir aqui.

E se Arlequim
te rouba a Colombina,
ri Palhaço
e todos aplaudirão.

Transforma em piadas
o espasmo e o choro,
numa careta o soluço
e a dor.

Ah! Ri Palhaço,
sobre o teu amor partido.
Ri da dor
que te envenena o coração!"

Plácido Domingo canta a ária "Vesti la Giubba".

2 comentários:

Alexandra disse...

Linda música!!
sou fã também, mas com bem menos conhecimento! :P
adorei o blog!
beijos
Alexandra

Livia disse...

Ainda vou ler todos os seus textos do blog...não consegui ler muitos ainda..mas os que li eu amei!!=)