Caros visitantes,

espero que vocês divirtam-se muito lendo minhas palavras. Peço, porém, por ser esse um trabalho independente, que não republiquem meus textos - inteiros, partes, frases, versos - sem minha expressa autorização. A pena para crime de plágio é dura, além de ser algo bastante humilhante para quem é processado. Tenho certeza que não terei problemas com relação a isso, mas é sempre bom lembrar!

Protected by Copyscape Online Copyright Search

quinta-feira, 10 de abril de 2008



Lágrimas em Suas Mãos
(Tori Amos)

"O mundo todo parou agora
Pois você diz que não quer mais que fiquemos juntos
Deixe-me respirar fundo, querido
Se você precisar de mim
Estarei passeando com o Neil1 e o Rei dos Sonhos2
Aliás, Neil diz “oi”
não acredito que você está indo embora
Porque eu e Charles Manson3 gostamos do mesmo sorvete
Acho que é aquela garota
E eu acho que existem pedaços de mim que você nunca viu
Talvez ela só pedaços de mim que você nunca viu bem

Todo o mundo é tudo que sou
O escuro do mais escuro oceano
E a lágrima em suas mãos
Todo o mundo está balançando
Balançando, balançando para mim, querido
Você não sabe o poder que tens
Com essa lágrima em suas mãos
Lágrima em suas mãos

Talvez eu não esteja acostumado com "talvezes"
Esmagados em um quarto frio
Cortando minhas mãos cada vez que eu te toco
Talvez o talvez seja o momento agora de dizer adeus
Tempo agora de dizer adeus

Peguei uma carona com a lua
Eu sei que conheço você muito melhor do que costumava conhecer
A neblina embranqueceu minha mente
No torpor da razão pela qual nunca poderíamos ter sido
Então você diz e eu digo que você sabe que é cheio de desejo
E o seu "querida" "querida" "querida" "queridas"
Digo que são pedaços de mim que você nunca viu
Talvez ela seja apenas pedaços de mim que você nunca viu."

(1) Neil é Neil Gaiman, escritor inglês de romances e quadrinhos, conhecido por livros como "Morte" e "Stardust", além de longa amizade com Tori Amos.
(2) Rei dos Sonhos é a personagem principal da série "The Sandman", escrito por Neil Gaiman.
(3) Charles Manson é o fundador da uma seita fundamentalista que cometeu uma série de assassinatos brutais, sendo o mais conhecido o de Sharon Tate, esposa de Roman Polanski, em circunstâncias pouco explicadas. Manson foi condenado à prisão perpétua, mas ainda tenta revogar sua sentença. O cantor Brian Hugh Warner usou o sobrenome Manson para criar seu nome artístico, mostrando o que considerava o grande dualismo da sociedade americana; Marilyn Monroe e Charles Manson, tornando-se Marilyn Manson.

Tori. Conheci essa moça através de um amigo muito querido, Marcelo Mantovani, que é um fã inveterado e fanático dessa cantora. Muito tenho a dizer sobre os dois e sua relação. Vamos dizer assim que o Marcelo ama a Tori tanto quanto eu amo o Rufus. A mesma quantidade de falatório sobre o Rufus que existe nesse blog, existe sobre a Tori no blog dele.

Tori. Ela não é só uma cantora. Ela não é só uma pianista. Ela não é só uma compositora. Ela é dona das teclas de seu piano e as maneja tão bem quanto as palavras de suas letras. De amor? De raiva? De sublimação? Não importa. A qualidade e a poesia fluem desses cabelos vermelhos.

Tori. Uma entidade. Um ser fora desse planeta. Aliás, aonde caiu a nave dessas pessoas? Tori, Rufus, Leonard Cohen, kd lang, Joni Mitchell, Neil Young, minha irmã Andrea, são todos canadenses! Que fantástico!

Tori. O post e a tradução de hoje.

Tori. Pra sempre. Apenas uma das milhares de coisas que aprendi com o Marcelo, meu amigo, meu parceiro de sebos e meu parceiro de conversas. A gente sempre sabe de quem o outro está falando. E que assim seja.


Esse post é dedicado a Marcelo Mantovani.

3 comentários:

Bruna Zanardi disse...

Tori. Foi assim que se deu início ao blog Pensamentos da Madrugada!
Não tenho palavras pra descrever o que eu sinto quando ouço a Tori tocando e cantando.

Incrível!

Beijos, Nica.

Anônimo disse...

Não tenho nem palavras. Tear in your Hand é uma das coisas mais lindas que Tori já fez. Descobrir estas infinitas referências em sua música é fazer parte do mundo desta mulher maravilhosa. Infinitos obrigados pelo post, por ter me apresentado o Rufus, e, acima de tudo, pela amizade. Por falar em Rufus, sua vinda ao Brasil nos aguarda, estaremos lá, aplaudindo das cadeiras VIP!
Abraços
Cello

Anônimo disse...

Oh my God!
Entrei no blog do Marcelo por engano, achando q era o do Ricardo... o.O

Qdo um para d postar sobre ela, o outro começa, salve-se quem puder!

(mas ela é poderosa, enton eu perdôo!=])