Caros visitantes,

espero que vocês divirtam-se muito lendo minhas palavras. Peço, porém, por ser esse um trabalho independente, que não republiquem meus textos - inteiros, partes, frases, versos - sem minha expressa autorização. A pena para crime de plágio é dura, além de ser algo bastante humilhante para quem é processado. Tenho certeza que não terei problemas com relação a isso, mas é sempre bom lembrar!

Protected by Copyscape Online Copyright Search

sexta-feira, 2 de maio de 2008

"Horizonte de Memphis"



“Nunca pensei no Hades1 sob o Mississipi2,
Ainda assim vim cantar para ele
Então, fúrias do sul, preparem-se para andar,
pois minha harpa encordoei e vou partir com ele

Relaxem as engrenagens da rima, sobre o céu de Memphis
Girem de volta as rodas do tempo, sob o horizonte de Memphis
Sempre o odiei pelo seu aspecto na meia-luz da manhã
Então veio Hallelujah3, soando como a louca Ofélia4 para mim em minha sala de estar
Então beije-me, meu querido, fique comigo até a manhã
Retorne e você ficará sob o horizonte de Memphis”

1. Na mitologia grega, o Hades era tanto o Senhor da Morte e dos Subterrâneos, quanto o lugar para onde iam todos os mortos.
2. É o maior rio dos Estados Unidos da América. Percorre a cidade de Memphis, capital do Tennesse.
3. Música de Leonard Cohen, cantor e compositor canadense, freqüentemente gravada por diversos músicos, inclusive Buckley e Wainwright.
4. Ofélia (ou “Ophelia”) é a amante de Hamlet (da peça homônima, de William Shakespeare), que, ao perceber não ser amada, enlouquece e se afoga.

Essa bela canção foi escrita por Rufus Wainwright – que está vindo ao Brasil e que eu mal posso esperar para vê-lo, das cadeiras VIP! – para outro cantor, compositor e guitarrista, Jeff Buckley. Nascido em 1966, Buckley se afogou no rio Wolf, em Memphis, em 1997.

Uma canção triste, um lamento pela morte de um cantor. Rufus já disse em entrevistas que se arrepende de não ter tido maior contato com Buckley.

ps: Essa tradução é baseada naquela feita por Reginaldo Maciel, na comunidade “Rufus Wainwright”, do Orkut.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só para complementar esta bela análise, acho que quando Rufus cita a harpa, ele está fazendo uma referência ao mais importante instrumento musical de Davi, citado no início de Hallelujah, de Cohen. O mesmo Davi - acredita-se -teria vivido uma grande história de amor com Jonathan, outro personagem bíblico. Belle&Sebastian fizeram uma música sobre o relacionamento de ambos em "Jonathan David". Uma outra curiosidade é o próprio encarte do cd "Want Two", cujas fotos de Rufus reproduzem a pintura "Ofélia", de John Millais. Esta música é linda demais.

Reginaldo Maciel disse...

Adorei, primo!
Será que a gente vai ouvir Memphis Skyline sexta no show? Mal posso esperar para conferir.
Abraço e até lá.